TUDO SOBRE INSTRUMENTOS DE SOPRO, E PORQUE NÃO DE OUTROS TAMBÉM?

Participe do fórum, é rápido e fácil

TUDO SOBRE INSTRUMENTOS DE SOPRO, E PORQUE NÃO DE OUTROS TAMBÉM?
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciante Dúvida SAX

3 participantes

Ir para baixo

Iniciante Dúvida SAX Empty Iniciante Dúvida SAX

Mensagem  rberardinelli Qua 14 Set 2011 - 15:39

Olá amigos.Sou novo aqui. Toco violao e gaita, e gostaria de começar a tocar SAX. COmo aqui na minha cidade só tem vagas para aulas a partir do ano que vem, estava pensando em comprar um Sax e iniciar sozinho por enquanto, com materiais na internet(aceito ajuda, rs).
Enfim, estou vendo um SAX para comprar, e por enqto os que eu vi são esses, como nao entendo de marcas nem nada, peço ajuda de vcs! Segue a lista:
- Sax Tenor Galasso(acompanha Boquilha Fuks T45 Jjava e tem sapatilhas com ressonadores) Preço: 1.000
- Saxofone Alto Dolphin (acompanha uma boquilha de metal N 07 da Lexan) Preço : 1.299
- Sax Alto Prestini EUA década de 50/60 com chave de Fá. (Acompanha 2 boquilhas, varias palhetas com porta palheta) Preço 1.450
- Sax Alto Vinci Preço 1.200 reais
- Sax Alto By Ivan Meyer (Pearl River) - Kit com Sax + Tudel + boquilha de massa + Correia + Case Original Preço 1.100

Lembrando que eu vi esses Sax em um site de vendas usados aqui, e são os que daria para eu comprar no momento. Não tenho nenhum conhecimento de marcas, nem nada. Por isso gostaria da ajuda de vocês. Desde já agradeço

rberardinelli

Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Dúvida SAX Empty Re: Iniciante Dúvida SAX

Mensagem  guilhermerighetto Sex 16 Set 2011 - 13:29

Olá!!

Eu comecei a estudar há poucos anos, por isso essa não é uma resposta de um especialista no assunto. Mas talvez exatamente por esse motivo possa dar uma contribuição (ainda tenho as mesmas dúvidas bastante frescas na memória).

Primeiro em relação às aulas: um bom professor sempre é fundamental para o aprendizado de um instrumento. Eu diria que no caso do saxofone ele é impescindível nessa fase inicial. Além de dar conselhos preciosos, um bom professor lhe ajudaria a evitar muitos vícios que lhe prejudicariam bastante mais tarde.
Sendo assim, meu conselho é que você procure um assim que possível.

Mas se não há mesmo alternativa, você poderia usar um desses métodos progressivos de aprendizagem. Eles começam com exercícios bastante simples e, à medida que você vai conhecendo e se aperfeiçoando no controle do instrumento, as lições vão se tornando mais complexas.
Nesse endereço (https://soproecia.forumeiros.com/t89-metodos-para-saxofone-rubank-educational-library) você vai encontrar uma opção. O método elementar foi o primeiro que utilizei.

O importante é ter um programa de estudos e bastante disciplina para segui-lo. Fazendo pesquisas por aí você pode encontrar algumas sugestões, mas é bastante importante o estudo da "respiração" e de "notas longas".

Quanto ao sax. Não conheço todas essas marcas e modelos. O que posso dizer é que quando comprei meu primeiro instrumento fiz algumas pesquisas e uma boa opção (para a faixa de preço que você procura), considerando o custo/benefício, foi um sax weril master. Essa linha é considerada uma das melhores da weril e o preço costume estar em conta.

Talvez sua primeira decisão tenha de ser que tipo de sax você quer nesse início. E aí não há como te ajudar. O melhor é ouvir gravações com cada tipo e decidir pelo som que mais te atrai. Não concrodo muito com opiniões que às vezes se expressam por aí de que é melhor começar com um ou outro. Pra mim é uma questão de preferência pessoal.

Em relação à boquilha, aconselho quer inicie com uma de massa, ainda que você prefira a sonoridade de uma de metal. Pode parecer meio conservador dizer isso, mas, por experiência própria, no início o melhor é trabalhar o controle do som e, nesse sentido, as boquilhas de massa costumem ser mais adequadas. No início, uma de metal, a menos que fosse de muito boa qualidade, te faria perder um bocado de tempo...

Por último. Eu iniciei com um sax tenor weril master e, apesar do tópico não ser de "Classificados", posso te enviar umas fotos, pois comprei um outro e estou vendendo o meu.
Aliás, existem outras pessoas no fórum que realizam um ótimo trabalho e oferecem ótimos instrumentos usados - indico, particularmente, o Joubert.

Espero ter contribuído um pouco... Qualquer coisa é só falar.

Abraços




guilhermerighetto
guilhermerighetto

Mensagens : 11
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 39
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Dúvida SAX Empty Re: Iniciante Dúvida SAX

Mensagem  Ruann Freitas Qua 21 Set 2011 - 18:54

Bem citado pelo colega guilhermerighetto.

Realmente, sax's do Joubert são show (tenho 1). É bom você pesquisar bastante, para fazer uma compra segura e não se arrepender nem ter dor de cabeça depois.

Ruann Freitas

Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2010
Idade : 34
Localização : Guarapari / ES

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Dúvida SAX Empty Re: Iniciante Dúvida SAX

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos