TUDO SOBRE INSTRUMENTOS DE SOPRO, E PORQUE NÃO DE OUTROS TAMBÉM?

Participe do fórum, é rápido e fácil

TUDO SOBRE INSTRUMENTOS DE SOPRO, E PORQUE NÃO DE OUTROS TAMBÉM?
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abertura de chave

4 participantes

Ir para baixo

Abertura de chave Empty Abertura de chave

Mensagem  sandro villaca Qua 6 Out 2010 - 17:35

Estou em busca de algumas respostas e por isso tenho feito a mesma pergunta em vários fóruns. Tenho escutado e lido que as aberturas erradas das chaves desafinam o sax. Alguem sabe dizer a relação entre essas aberturas e a afinação? Por exemplo: se cada uma das chaves D, E e F (mao direita) estiver fechadas demais, quais as notas ficarão desafinadas? a mesma coisa se alguma das chaves da mão esquerda (B, A e G) estiver com a abertura errada? ou o que acontece quando as chaves dos graves estão muito abertas ou fechadas. Um exemplo concreto acontece com o meu sax. Os agudos (do B em diante) estão mais altos que as demais notas. Já me falaram que pode ser abertura errada. Alguem sabe dizer quais chaves podem estar com essas aberturas erradas a ponto de deixar os agudos mais altos ?

sandro villaca

Mensagens : 9
Data de inscrição : 04/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Abertura de chave Empty Re: Abertura de chave

Mensagem  Edu Amaral Qui 7 Out 2010 - 21:03

Olá amigo, esse assunto é bem complexo.A melhor pessoa para te responder seria um Luthier profissional, mas como isso deve ser um segredo de profissão assim como um mecânico não te ensina como consertar um motor, acredito que um Luthier ( profissional) não iria ensinar regulagens.
Por algumas experiências próprias , digo que ajudar a desafinar e a abafar o som de determinada nota também .. No caso dos agudos , se vc estiver por exemplo com uma chave de D da 3º oitava abrindo demais, a tendência desta nota será subir a afinação,inclusive, irá soar mais alta que as outras agudas. O mesmo pode acontecer nos graves. No saxofone, todas as sapatilhas ficam na mesma linha de abertura.Uma não pode ficar mais alta ou mais baixa que a outra.
Caso vc perceba seu instrumento assim, aconselho levar num luthier de sua confiança e pedir para que o mesmo regule as aberturas de chaves.
Dos que conheço , aconselho a Ebano em Sp , William Machado em Campinas e Indaiatuba, Marcelo Teixeira no Rio de Janeiro.
Abraços
Edu Amaral
Edu Amaral

Mensagens : 15
Data de inscrição : 08/06/2010
Localização : Valinhos-São Paulo

http://www.myspace.com/eduamaral

Ir para o topo Ir para baixo

Abertura de chave Empty Re: Abertura de chave

Mensagem  wseregatto Sex 8 Out 2010 - 23:34

Será que agora vai????
Achei que nunca mais ia ler um post deste.
cheers
ATT: Wseregatto
wseregatto
wseregatto

Mensagens : 28
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Saltinho-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Abertura de chave Empty Re: Abertura de chave

Mensagem  Edu Amaral Sáb 9 Out 2010 - 9:38

: )

Valeu William, fiquei chateado com algumas figuras do mundo do sax amador .. mas agora estou me reservando o direito de responder só aos amigos.. : )

grande abraço
Edu Amaral
Edu Amaral

Mensagens : 15
Data de inscrição : 08/06/2010
Localização : Valinhos-São Paulo

http://www.myspace.com/eduamaral

Ir para o topo Ir para baixo

Abertura de chave Empty Re: Abertura de chave

Mensagem  sandro villaca Sáb 9 Out 2010 - 18:05

Obrigado Edu pela resposta. Já percebi que este assunto é bem complexo, pois também coloquei esta minha dúvida em outros dois fóruns e ninguém respondeu nada. Fora isto, pesquisei muito na internet e nada....
Vou procurar o Celo, pois sou do RJ e já utilizei dos seus serviços e gostei muito.

sandro villaca

Mensagens : 9
Data de inscrição : 04/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Abertura de chave Empty Re: Abertura de chave

Mensagem  wseregatto Sáb 9 Out 2010 - 20:01

Pois é vivendo e aprendendo também.
Quando o assunto envolve a "coisa" mais avançada na lutheria o pessoal fica meio ........... silencioso.
Agora sei porque muitas das minhas perguntas nunca tiveram respostas.
wseregatto
wseregatto

Mensagens : 28
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Saltinho-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Abertura de chave Empty Re: Abertura de chave

Mensagem  ce_llo Dom 10 Out 2010 - 5:42

Olá Edu: obrigado por referenciar meu nome aqui no RJ. Podes acreditar que gostaria estar mais presente neste fórum, mas conforme falei em outro tópico, estou "enrolado até o pescoço" com várias atividades....risosss

Olá Villaça, o tema que você levantou de fato pouquíssimos conhecem a resposta em sua plenitude. Eu também nunca escutei ou li uma opinião consistente sobre o assunto. Provavelmente é por isso que você não obteve respostas nos outros fóruns que disse ter consultado.

Não pretendo também esgotar a resposta aqui, pois certamente seria muito extensa. Mas em resumo, existem chaves em que são nítidas as alterações da afinação quando da mudança de sua abertura, como por exemplo, a chave do G ou a chave do D agudo como o Edu citou. Outras chaves não alteram em nada, entretanto, se "combinada" com outras poderão afetar o resultado final. Vou mais um pouquinho. As vezes as dificuldades de afinação em UMA NOTA APENAS pode ser decorrente de TODAS as chaves do sax estarem erradas. Não adianta tentar mexer na chave X ou Y que não será resolvido. Importante também registrar que tudo isto pode variar de sax para sax. Por isso que não recomendo "fechar" as chaves, como muita gente faz, normalmente da mão direita (D,E,#F). Não serão nessas notas que o sax irá desafinar, mas sim em notas distantes delas......
Tem uns 5 anos atrás fiz um mapeamento disto, ou pelo menos tentei entender esta relação. É complexo, pois não envolve somente a observação de cada chave, mas também as suas combinações.

Todo o sax é um cone. Quanto maior o comprimento do cone, mais grave é a nota e quanto menor mais agudo. Em outras palavras, o sax é um cone variável, ou seja, a cada chave que se abre altera-se o seu "comprimento". Pense no Sib grave. Todas as chaves estão fechadas, o comprimento do sax está no máximo e a boca do cone é a campana. A medida que tocamos a cromática dos graves para os agudos, abrimos as chaves e o comprimento do cone diminui. A boca do cone, agora variada, é exatamente a última chave aberta.
Vale destacar que existem algumas exceções no meio por conta de ajustes de frequências – afinações. Mas isso deixaremos para explicar outro dia.
E o que é a afinação? Simplesmente o comprimento de cada cone que se forma com a abertura das chaves. O que se deseja é deixar a “boca do cone formada” livre, sem obstruções. Se a chave logo em seguida à “ boca do cone” tem a sua abertura alterada, certamente ela irá influenciar no comprimento do cone correspondente a nota anterior. Por exemplo, se você estiver tocando o Si agudo, todas as chaves (do Lá para baixo) estarão abertas (à exceção de três no meio que citei por conta de ajustes). Ou seja, o comprimento do cone vai desde a boquilha até a chave do B. A boca do cone é o “buraco” do Lá em diante. Fica claro agora que se houver alterações na abertura da chave Lá, certamente o cone (que foi formado até o B) sofrerá uma pequena alteração em seu “comprimento” por uma “obstrução parcial” na chave de Lá a nota B poderá desafinar. Por outro lado, e creio que agora fica mais fácil explicar, se houver alterações nas aberturas das notas dos graves, nada acontecerá na afinação do B agudo, pois elas estão “muito longe’ da “boca do cone” formada para o B agudo. E aí está a grande mágica da matéria: qual a distância as chaves alteradas poderão influenciar nos “cones formados” para as notas em que se deseja afinar?
Fazendo a mesma pergunta de outra forma, considerando o seu B desafinado: A partir de qual chave as alterações de abertura não mais influenciam no comprimento do cone formado para o B agudo?
Por outro lado, uma chave sozinha poderá não influenciar no comprimento do cone formado para uma determinada nota, mas a combinação dela com outras sim.
Por fim, sem querer me alongar muito, pois teria muito ainda para falar sobre o assunto, listo, sem ordem de importância, os fatores que podem desafinar um saxofone:
- embocadura – palheta – boquilha;
- aberturas de chave;
- temperatura;
- formato dos ressonadores em determinadas chaves;
- “furos” localizados de forma errada (defeitos de fábrica) ou amassamentos. Para este vale um comentário. Há muito se diz por aí que se alterar o centro do furo com uma “meia lua” de cortiça por dentro, altera-se a afinação. É verdade, mas não por conta da mudança do centro do furo, mas tão somente pela resistência que a meia lua promove na “boca do cone” alterando assim os comprimentos dos cones formados para as notas anteriores.

Apenas complementando os depoimentos anteriores, as aberturas das chaves, independente se mais fechadas ou mais abertas, deverão ser crescentes na mesma proporção da conicidade do instrumento. Ou seja, conforme descemos para os graves, as aberturas serão maiores. Para isto, existe um gabarito simples que auxilia na regulagem final.

Por fim, vale destacar que é comum o início das regulagens das aberturas das chaves (afinação) a partir do C médio e a partir dela as demais.

Villaça, traga o seu sax aqui que para tentarmos afinar o seu B agudo.

Espero ter contribuído com o tema. Abraços a todos


ce_llo

Mensagens : 24
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Abertura de chave Empty Re: Abertura de chave

Mensagem  sandro villaca Dom 10 Out 2010 - 18:16

Valeu Celo. Depois da sua explicação nao arrisco mexer nas minhas chaves. Vou procurar você para tentar afinar o meu B agudo. Abração.

sandro villaca

Mensagens : 9
Data de inscrição : 04/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Abertura de chave Empty Re: Abertura de chave

Mensagem  ce_llo Seg 11 Out 2010 - 3:44

Olá Sandro; pode mexer sim nas aberturas das chaves..depois traga-o pra mim para eu arrumar...eu faturo mais..risossss. Deixando as brincadeiras de lado, aguardo o seu contato para tentar resolver a afnação do seu B agudo.
Abraços a todos

ce_llo

Mensagens : 24
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Abertura de chave Empty Re: Abertura de chave

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos