TUDO SOBRE INSTRUMENTOS DE SOPRO, E PORQUE NÃO DE OUTROS TAMBÉM?

Participe do fórum, é rápido e fácil

TUDO SOBRE INSTRUMENTOS DE SOPRO, E PORQUE NÃO DE OUTROS TAMBÉM?
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Selmer Ramponi Super20 Borgani Yamaha Conn

2 participantes

Ir para baixo

Selmer Ramponi Super20 Borgani Yamaha Conn  Empty Selmer Ramponi Super20 Borgani Yamaha Conn

Mensagem  pericles_paes Sáb 26 Jun 2010 - 16:46

Vamos ver se eu consigo me explicar, queria saber dos amigos como são classificados os sons dessas feras, exemplo som doce, encorpado, moderno, gritante e assim por diante....e qual som nessa relação de sax voce mais gosta de tocar ou escutar.

sera que deu para entender.....
pericles_paes
pericles_paes

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/06/2010
Idade : 61
Localização : Guarulhos-São Paulo

http://www.bluesjazzecia.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Selmer Ramponi Super20 Borgani Yamaha Conn  Empty Re: Selmer Ramponi Super20 Borgani Yamaha Conn

Mensagem  Convidad Sáb 26 Jun 2010 - 19:15

Olá Péricles: a sua pergunta, se vários responderem, mostrará algumas curiosidades. Explico: pode ser que para uma pessoa o som seja encorpado e para outra, o mesmo instrumento seja gritante. São muitos fatores envolvidos que não só o sax. Claro que os fabricantes procuram manter um "timbre" base para caracterizar as suas marcas, mas o leque dos "tipos" de sons é bem grande. Fora isto, dependendo da época em que os instrumentos foram fabricados, a influência da "moda" também impunha aos fabricantes buscar as características próprias.
De qualquer forma, o timbre final depende da boquilha, palheta, embocadura e do próprio sax. E ouso dizer da própria emoção do saxofonista.
Dito isto, sob o meu enfoque de percepção, considerando a minha embocadura, minha boquilha (guardala stúdio e crescent - palheta rico jazz 3M) e o instrumento original, sem alterações, eu consigo tirar sons mais encorpados e aveludados nos vintage's do que nos modernos. Atualmente existem sax's modernos e populares que eu não gosto dos timbres.
Um dos timbres mais bonitos que já consegui tirar foi nos Conn's. Mas perceba: se eu estiver com um Conn na mão e pedirem um "rock", pode estar certo que vou alterar a minha embocadura para projetar um som mais agressivo. Ou seja, tudo é muito relativo.
Atualmente eu toco com King Cleveland - ano fabricação 1930 - com ressonadores alterados por mim. Produz um som bem encorpado, com muita projeção e não muito agressivo. É bem versátil, pois consigo diversos timbres dependendo do estilo da música.
Abraços a todos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Selmer Ramponi Super20 Borgani Yamaha Conn  Empty Re: Selmer Ramponi Super20 Borgani Yamaha Conn

Mensagem  Convidad Sáb 26 Jun 2010 - 19:18

Olá Péricles: em tempo, eu gosto dos sons "encorpados - chorados", tipo Kirk Whalum, Bones James, Kenny Garret entre muitos outros mais.
Abraços a todos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Selmer Ramponi Super20 Borgani Yamaha Conn  Empty Re: Selmer Ramponi Super20 Borgani Yamaha Conn

Mensagem  pericles_paes Sáb 26 Jun 2010 - 20:01

GRande Marcelo sempre explicando muito facil de entender, muito legal sua resposta espero que outros colegas se manifestem para isso aqui pegar fogo......rs.logico no bom sentido...........abraço
pericles_paes
pericles_paes

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/06/2010
Idade : 61
Localização : Guarulhos-São Paulo

http://www.bluesjazzecia.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Selmer Ramponi Super20 Borgani Yamaha Conn  Empty Re: Selmer Ramponi Super20 Borgani Yamaha Conn

Mensagem  wseregatto Ter 29 Jun 2010 - 14:44

Grande resposta, era uma duvida minha também.
wseregatto
wseregatto

Mensagens : 28
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Saltinho-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Selmer Ramponi Super20 Borgani Yamaha Conn  Empty Re: Selmer Ramponi Super20 Borgani Yamaha Conn

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos