Selmer Ramponi Super20 Borgani Yamaha Conn
2 participantes
:: INSTRUMENTOS :: SAXOFONE
Página 1 de 1
Selmer Ramponi Super20 Borgani Yamaha Conn
Vamos ver se eu consigo me explicar, queria saber dos amigos como são classificados os sons dessas feras, exemplo som doce, encorpado, moderno, gritante e assim por diante....e qual som nessa relação de sax voce mais gosta de tocar ou escutar.
sera que deu para entender.....
sera que deu para entender.....
Re: Selmer Ramponi Super20 Borgani Yamaha Conn
Olá Péricles: a sua pergunta, se vários responderem, mostrará algumas curiosidades. Explico: pode ser que para uma pessoa o som seja encorpado e para outra, o mesmo instrumento seja gritante. São muitos fatores envolvidos que não só o sax. Claro que os fabricantes procuram manter um "timbre" base para caracterizar as suas marcas, mas o leque dos "tipos" de sons é bem grande. Fora isto, dependendo da época em que os instrumentos foram fabricados, a influência da "moda" também impunha aos fabricantes buscar as características próprias.
De qualquer forma, o timbre final depende da boquilha, palheta, embocadura e do próprio sax. E ouso dizer da própria emoção do saxofonista.
Dito isto, sob o meu enfoque de percepção, considerando a minha embocadura, minha boquilha (guardala stúdio e crescent - palheta rico jazz 3M) e o instrumento original, sem alterações, eu consigo tirar sons mais encorpados e aveludados nos vintage's do que nos modernos. Atualmente existem sax's modernos e populares que eu não gosto dos timbres.
Um dos timbres mais bonitos que já consegui tirar foi nos Conn's. Mas perceba: se eu estiver com um Conn na mão e pedirem um "rock", pode estar certo que vou alterar a minha embocadura para projetar um som mais agressivo. Ou seja, tudo é muito relativo.
Atualmente eu toco com King Cleveland - ano fabricação 1930 - com ressonadores alterados por mim. Produz um som bem encorpado, com muita projeção e não muito agressivo. É bem versátil, pois consigo diversos timbres dependendo do estilo da música.
Abraços a todos.
De qualquer forma, o timbre final depende da boquilha, palheta, embocadura e do próprio sax. E ouso dizer da própria emoção do saxofonista.
Dito isto, sob o meu enfoque de percepção, considerando a minha embocadura, minha boquilha (guardala stúdio e crescent - palheta rico jazz 3M) e o instrumento original, sem alterações, eu consigo tirar sons mais encorpados e aveludados nos vintage's do que nos modernos. Atualmente existem sax's modernos e populares que eu não gosto dos timbres.
Um dos timbres mais bonitos que já consegui tirar foi nos Conn's. Mas perceba: se eu estiver com um Conn na mão e pedirem um "rock", pode estar certo que vou alterar a minha embocadura para projetar um som mais agressivo. Ou seja, tudo é muito relativo.
Atualmente eu toco com King Cleveland - ano fabricação 1930 - com ressonadores alterados por mim. Produz um som bem encorpado, com muita projeção e não muito agressivo. É bem versátil, pois consigo diversos timbres dependendo do estilo da música.
Abraços a todos.
Convidad- Convidado
Olá Péricles: em tempo, eu gosto dos sons "encorpados - chorados", tipo Kirk Whalum, Bones James, Kenny Garret entre muitos outros mais.
Abraços a todos.
Abraços a todos.
Convidad- Convidado
GRande Marcelo sempre explicando muito facil de entender, muito legal sua resposta espero que outros colegas se manifestem para isso aqui pegar fogo......rs.logico no bom sentido...........abraço
Grande resposta, era uma duvida minha também.
wseregatto- Mensagens : 28