TUDO SOBRE INSTRUMENTOS DE SOPRO, E PORQUE NÃO DE OUTROS TAMBÉM?

Participe do fórum, é rápido e fácil

TUDO SOBRE INSTRUMENTOS DE SOPRO, E PORQUE NÃO DE OUTROS TAMBÉM?
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DESAFIO - Tudel de prata: folclore ou de fato alteram o som? e porque?

3 participantes

Ir para baixo

DESAFIO - Tudel de prata: folclore ou de fato alteram o som? e porque? Empty DESAFIO - Tudel de prata: folclore ou de fato alteram o som? e porque?

Mensagem  ce_llo Sex 22 Out 2010 - 19:34

Olá a todos: sempre escutei que o tudel de prata produz um som mais encorpado e com mais projeção.
Eu já toquei com tudel de prata e com o original. As vezes sentia diferença no som, outras vezes não. Será que de fato há alteração no som ou será que é um efeito tendencioso da nossa imaginação?
E se de fato há alteração, porque isto acontece? qual a influência da prata neste processo? será que existe algum outro material bem mais barato que a prata e que produza o mesmo efeito?
Abraços a todos.

ce_llo

Mensagens : 24
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO - Tudel de prata: folclore ou de fato alteram o som? e porque? Empty Re: DESAFIO - Tudel de prata: folclore ou de fato alteram o som? e porque?

Mensagem  Admin Sex 22 Out 2010 - 20:52

Ce_llo escreveu:Olá a todos: sempre escutei que o tudel de prata produz um som mais encorpado e com mais projeção.
Eu já toquei com tudel de prata e com o original. As vezes sentia diferença no som, outras vezes não. Será que de fato há alteração no som ou será que é um efeito tendencioso da nossa imaginação?
E se de fato há alteração, porque isto acontece? qual a influência da prata neste processo? será que existe algum outro material bem mais barato que a prata e que produza o mesmo efeito?
Abraços a todos.

Bom....

Considerando especificamente a questão em um tudel, podería dizer que o resultado de sua sonoridade se deriva da mais de um fator como conformação do tudel, calibre, metal e outras coisas mais, porém se referindo o aspecto do metal isoladamente, é fato que a prata permite um som realmente mais amadeirado (fosco ou menos brilhante), e isto se dá devido as características intrínsecas do metal. Os flautistas a muito se rendem a questão da constituição do instrumento (considerando ser a flauta um instrumento bem mais sujeito a estas variações que o saxofone devida as suas peculiaridades) devido a este aspecto exclusivamente, pois é fato uma flauta com corpo de prata maciça soar de maneira completamente diferente das flautas constituídas de latão, seja esta com a cobertura de acabamento que seja.

Este é a minha opinião, que venham outras.

Jou
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 105
Data de inscrição : 06/06/2010
Localização : RIO DE JANEIRO

https://soproecia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO - Tudel de prata: folclore ou de fato alteram o som? e porque? Empty Re: DESAFIO - Tudel de prata: folclore ou de fato alteram o som? e porque?

Mensagem  sirlei Qua 27 Out 2010 - 18:07

Bom, já tive um em um tenor 62 que eu tive e eu acgei que ajudou atirar o chiado característico do yamaha, mas mesmo assim num acho que melhorou muito o som, o meu tenor atual, super 20, tem tudel de prata, e acho o som do sax ótimo, mais ainda que estou com uma Vandoren V16 T8 de Ebonite que casou muito bem com o meu sax.

Um Abraço!!!
sirlei
sirlei

Mensagens : 32
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO - Tudel de prata: folclore ou de fato alteram o som? e porque? Empty Re: DESAFIO - Tudel de prata: folclore ou de fato alteram o som? e porque?

Mensagem  ce_llo Qua 27 Out 2010 - 18:32

Olá a todos: eu ainda não estou convencido de que um tudel de prata possa alterar o som a ponto de ser percebido. Não tem muito tempo, passou em minhas mãos um tenor com os dois tudeis (original e de prata). Toquei com os dois. Não senti diferenças. Para não ficar no "achismo", medi as vibrações em vários pontos do saxofone utilizando o tudel original e o de prata. Também não percebi registros de diferenças.
Eu não iria escrever isto hoje porque perdi os registros das vibrações (gravações no computador). Deu um problema no arquivo, mas tão logo o sax passe novamente em minhas mãos (e vai passar, pois o dono além de cliente é um amigo), farei novamente as medições de vibração e postarei os resultados aqui. Por enquanto só posso dizer o que vi.
Por outro lado, tem muito tudel fazendo sucesso simplesmente por ter um angulo que permita o saxofonista, na sua posição de conforto, ficar com a posição da boquilha menos inclinada em relação a boca (tipo clarinetista). Quanto mais paralelo, melhor o traballho da embocadura.
Bem, vamos aguardar outros depoimentos que nos permitam ter outra visão do assunto.
Abraços a todos.

ce_llo

Mensagens : 24
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO - Tudel de prata: folclore ou de fato alteram o som? e porque? Empty Re: DESAFIO - Tudel de prata: folclore ou de fato alteram o som? e porque?

Mensagem  sirlei Qua 27 Out 2010 - 18:46

Bom, sei lá, mais acho que o fator psicológico tb rola, pois tem alguns saxofonistas de primeira que usam tudel de prata, pois é uma tese para explicar o pq algumas pessoas preferem os de prata.
sirlei
sirlei

Mensagens : 32
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO - Tudel de prata: folclore ou de fato alteram o som? e porque? Empty Re: DESAFIO - Tudel de prata: folclore ou de fato alteram o som? e porque?

Mensagem  Admin Qui 28 Out 2010 - 10:40

Ce_llo escreveu:Olá a todos: eu ainda não estou convencido de que um tudel de prata possa alterar o som a ponto de ser percebido. Não tem muito tempo, passou em minhas mãos um tenor com os dois tudeis (original e de prata). Toquei com os dois. Não senti diferenças. Para não ficar no "achismo", medi as vibrações em vários pontos do saxofone utilizando o tudel original e o de prata. Também não percebi registros de diferenças.
Eu não iria escrever isto hoje porque perdi os registros das vibrações (gravações no computador). Deu um problema no arquivo, mas tão logo o sax passe novamente em minhas mãos (e vai passar, pois o dono além de cliente é um amigo), farei novamente as medições de vibração e postarei os resultados aqui. Por enquanto só posso dizer o que vi.
Por outro lado, tem muito tudel fazendo sucesso simplesmente por ter um angulo que permita o saxofonista, na sua posição de conforto, ficar com a posição da boquilha menos inclinada em relação a boca (tipo clarinetista). Quanto mais paralelo, melhor o traballho da embocadura.
Bem, vamos aguardar outros depoimentos que nos permitam ter outra visão do assunto.
Abraços a todos.


sirlei escreveu:Bom, sei lá, mais acho que o fator psicológico tb rola, pois tem alguns saxofonistas de primeira que usam tudel de prata, pois é uma tese para explicar o pq algumas pessoas preferem os de prata.

Bom...

Considerando uma análise mais minuciosa, precisaríamos ter um parâmetro referencial e medir suas características, coisa que qualquer análise espectrométrica sonora poderia evidenciar, claro com base bem definidas quanto aos parâmetros empregados, como coluna de ar ou vazão ,conformação câmara bucal, apetrechos empregados como boquilha e palheta (incluindo a umidade da mesma) e etc..... ai sim, poderíamos sair do achismo e partirmos para uma análise mais precisa quanto a timbre (riquesa de harmônicos de um spectro sonoro), tessitura e etc....

Infelizmente estas questões geralmente esbarram no rigor acadêmico, fazendo que se invalide qualquer tentativa analítica menos estruturada seja desacreditada ou colocada em suspeição, pois parâmetros que influenciam o resultado sempre serão colocados em xeque. A propósito, quem desenvolveu um esboço de uma análise sonora, porém ainda carente de uma melhor metodização ou standarização, como queiram chamar foi o Dan Kansky no qual chegou a analisar algumas boquilhas (ou saxofones? Não me lembro agora.), com um resultado bastante válido, onde se evidenciava de forma gráfica a formação de harmônicos em alguns modelos, que geralmente eram referendados como mais timbrados, demonstrando que a designação não era puramente psicológica, e sim um resultado físico.

PS.: Ainda continuo com a minha opinião quanto a prata!!! Isto pelo que levantei a algum tempo, teria mais haver com o metal (não estou falando de banho, e sim de prata pura na constituição). Já as características da seção do tubo (parede mais grossa ou mais finas, calibre, bore mais leve ou mais acentuado e etc...), bem como seu "desing" seriam outros 500 mil réis.

Abraços

Jou
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 105
Data de inscrição : 06/06/2010
Localização : RIO DE JANEIRO

https://soproecia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO - Tudel de prata: folclore ou de fato alteram o som? e porque? Empty Re: DESAFIO - Tudel de prata: folclore ou de fato alteram o som? e porque?

Mensagem  ce_llo Qui 28 Out 2010 - 17:42

Olá Joubert: eu não pensava entrar neste detalhe, mas vamos lá: todas as medidas que fiz foram com captadores de vibração ligados ao computador. Medi as as vibrações do metal em 8 pontos do saxofone desde o tudel até a campana. Tudo foi transmudado para uma leitura espectométrica. É um pouco diferente do que o Dan fez, pois se não me falha a memória, ele gravou a partir de um microfone.
O resultado, com tudel de prata e com o tudel original é o mesmo. Ou seja, o metal do sax vibra exatamente da mesma forma independentemente de qual tudel fora utilizado.
O próximo passo agora é medir as ondas sonoras produzidas, estas sim, serão feitas com microfone. Já estou pensando em captar não somente na boca do sax, mas também internamente.
Abraços a todos.

ce_llo

Mensagens : 24
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO - Tudel de prata: folclore ou de fato alteram o som? e porque? Empty Re: DESAFIO - Tudel de prata: folclore ou de fato alteram o som? e porque?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos