TUDO SOBRE INSTRUMENTOS DE SOPRO, E PORQUE NÃO DE OUTROS TAMBÉM?

Participe do fórum, é rápido e fácil

TUDO SOBRE INSTRUMENTOS DE SOPRO, E PORQUE NÃO DE OUTROS TAMBÉM?
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DESAFIO - porque as as chaves / sapatilhas grudam

4 participantes

Ir para baixo

DESAFIO -  porque as as chaves / sapatilhas grudam  Empty DESAFIO - porque as as chaves / sapatilhas grudam

Mensagem  ce_llo Sex 18 Fev 2011 - 14:08

Olá a todos, vou deixar mais uma: porque as chaves grudam...normalmente as de #G e #C grave. Abraços a todos

ce_llo

Mensagens : 24
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO -  porque as as chaves / sapatilhas grudam  Empty resposta do desafio

Mensagem  maciel1204 Seg 21 Fev 2011 - 8:19

por que as os bornes ficam ressecados, passar um pouco de vazilina ajuda, e tbm a limpeja periodica dessas sapatilha ajudam bem!!!

maciel1204

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO -  porque as as chaves / sapatilhas grudam  Empty Re: DESAFIO - porque as as chaves / sapatilhas grudam

Mensagem  sandro villaca Sex 25 Fev 2011 - 15:52

não sei não, mas já passei grafite em po, talco, já limpei e até passei nao vaselina. No inicio funciona, mas depois eu fico com uma sapatilha toda suja, com uma pasta que piora tudo.

sandro villaca

Mensagens : 9
Data de inscrição : 04/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO -  porque as as chaves / sapatilhas grudam  Empty Re: DESAFIO - porque as as chaves / sapatilhas grudam

Mensagem  sandro villaca Sex 25 Fev 2011 - 15:53

relendo o tópico, vi que a questao levantada é porque elas grudam e nao as soluçoes adotadas. Minha resposta: nao sei.

sandro villaca

Mensagens : 9
Data de inscrição : 04/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO -  porque as as chaves / sapatilhas grudam  Empty Re: DESAFIO - porque as as chaves / sapatilhas grudam

Mensagem  Edu Amaral Seg 28 Fev 2011 - 9:25

Pq ambas são chaves que ficam Fechadas, recebendo pressão das molas e de outras chaves em cima.. portanto acumulam saliva e detritos que podem ficar depositados nelas.
Edu Amaral
Edu Amaral

Mensagens : 15
Data de inscrição : 08/06/2010
Localização : Valinhos-São Paulo

http://www.myspace.com/eduamaral

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO -  porque as as chaves / sapatilhas grudam  Empty Re: DESAFIO - porque as as chaves / sapatilhas grudam

Mensagem  ce_llo Seg 28 Fev 2011 - 17:31

Olá Maciel, Sandro e Edu: Não tem muito tempo, escrevi em outro fórum minhas observações sobre os frisos profundos. Mostrei as minhas conclusões após observar vários instrumentos de clientes. Comentei três consequências ruins quando os frisos profundos estão presentes. Uma delas diz respeito às sapatilhas ficarem presas, que transcrevo:
1) Um dos grandes problemas nos saxofones, e tenho certeza que quase todos já passaram por isto, são as chaves do #G, #C e bB frontal ficarem presas, ou pelo menos com resposta de abertura lenta. A maioria dos luthier’s tenta resolver com as calibrações das molas. Apesar de eu também já atuar assim, nunca fiquei convencido, daí eu ter dado uma atenção especial a este problema. Atualmente não tenho mais dúvidas. As chaves prendem por dois motivos: ou as sapatilhas estão com frisos profundos ou as golas (cachimbos para alguns) estão empenadas.
Explicação: Comparando grosseiramente, o friso da sapatilha funciona como uma tampa de plástico de um pote, uma lata de leite em pó... A tampa tem ao longo de sua borda uma cavidade onde é encaixada na borda da lata. É mais ou menos isto que acontece com a sapatilha frisada. Ela funciona como uma tampa quando o friso se “encaixa” na borda da gola. E se este friso estiver sujo, tudo piora. Daí os famosos papeizinhos para limpa-los (os fornecidos pelos fabricantes, os filtros de café, os guardanapos, etc). Até resolve no primeiro momento, nas não extingue o problema.
Vale também comentar sobre a grafite, talco, pó de café, etc, etc. Na realidade eles funcionam como lubrificantes para que a “tampa” não exerça sua função. Até funciona, mas se deixar muito tempo sem uso, esses mesmos materiais passam a funcionar como cola e aí para abrir, só puxando. E este cola-descola com tempo compromete a película do couro.
Quanto à gola empenada, ela é um agente para a antecipação da formação do friso e se as sapatilhas forem calçadas por trás para compensar o empeno, temos o encontro de duas superfícies não planas, que dependendo da posição, poderão colaborar para o problema.


Atualmente adoto uma solução que tem definitivamente resolvido o problema: coloco sapatilhas mais duras nas chaves críticas , ou seja, utilizo outro material de base que não feltro. Com isto, a sapatilha com o tempo não forma o friso profundo. No máximo uma rasa que não é suficiente para funcionar como uma "tampa". Mas antes, é fundamental verificar se a gola não está empenada e corrigi-la se necessária.

Abraços a todos.

ce_llo

Mensagens : 24
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO -  porque as as chaves / sapatilhas grudam  Empty Re: DESAFIO - porque as as chaves / sapatilhas grudam

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos