TUDO SOBRE INSTRUMENTOS DE SOPRO, E PORQUE NÃO DE OUTROS TAMBÉM?

Participe do fórum, é rápido e fácil

TUDO SOBRE INSTRUMENTOS DE SOPRO, E PORQUE NÃO DE OUTROS TAMBÉM?
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DESAFIO - Quais as funções dos ressonadores?

2 participantes

Ir para baixo

DESAFIO - Quais as funções dos ressonadores?   Empty DESAFIO - Quais as funções dos ressonadores?

Mensagem  ce_llo Dom 21 Nov 2010 - 3:48

Olá a todos: deixo aqui mais uma questão para discussão. Trata-se do ressonadores. A pergunta que se faz é, porque eles existem? o que de fato eles proporcionam no instrumento? Quais suas funções? Porque os diversos formatos e materiais?
Abraços a todos

ce_llo

Mensagens : 24
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO - Quais as funções dos ressonadores?   Empty Re: DESAFIO - Quais as funções dos ressonadores?

Mensagem  sirlei Seg 22 Nov 2010 - 18:21

Bom, em já tive resonadores de metal e de plástico em alguns sax que já passaram pela minha mão, e de madeira geral percebo que os de metal dão mais brilho e projeção no geral, em contra partida o sax perde um pouco do seu "timbre", os de plástico conseguem manter mais o "timbre", porém o som é mais abafado, bom essa é minha opinião.

Um ABraço!!!
sirlei
sirlei

Mensagens : 32
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO - Quais as funções dos ressonadores?   Empty Re: DESAFIO - Quais as funções dos ressonadores?

Mensagem  ce_llo Sex 26 Nov 2010 - 18:10

Olá Sirley: pelas diversas experiências que fiz, posso dizer que os materiais dos ressonadores pouco influenciam no resultado do som. Se existir alguma diferença, ela é muito sutil e praticamente despercebida. Por outro lado, somos testemunhas que os timbres, projeções, etc, dos sax's que já tocamos com ressonadores de plásticos e de metais são bastantes diferentes. Isto acontece por conta exclusivamente dos diâmetros e formatos, sendo estes últimos os grandes vilões das alterações do som. Quanto mais convexo um ressonador (tipo chapéu chines) mais projeção e desordenado (produção de harmônicos) fica o som. Quanto mais plano, menos projeção e mais uniformidade. Uma prova disto, são os sax's em que todos os ressonadores são um rebite central apenas (os vintage's). São extremamente uniformes e afinados.
Existe também outra função dos ressonadores: a afinação. Um dos motivos dos sax's desafinados, são os ressonadores errados. E quais seriam os certos? não sabemos efetivamente, mas podemos ter uma idéia de qual ressonador deve ser trocado e com qual formato.
Eu já consegui corrigir um soprano que não afinava de jeito algum apenas com duas trocas de ressonadores por outros tipos. Por outro lado, também já apanhei bastante em em alto e não tive sucesso com os ressonadores, mas foi resolvido com a "ovalização - estreitamento" do furo. (é feito com cortiça).
Os fabricantes têm dado preferência pelos de plásticos apenas por uma questão de custo e pelo benefício de são sofrerem corrosões. Eu normalmente fabrico os meus ressonadores em aluminio anodizado e em qualquer formato. Isto me permite colocar o timbre do instrumento bem próximo ao desejo de seu dono.
Abraços a todos

ce_llo

Mensagens : 24
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO - Quais as funções dos ressonadores?   Empty Re: DESAFIO - Quais as funções dos ressonadores?

Mensagem  sirlei Sex 26 Nov 2010 - 18:15

Interessante, mais será que o tipo de sapatilha em si tb não poderia causar algun tipo e alteração sonora no resonador e em consequência no sax?
sirlei
sirlei

Mensagens : 32
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO - Quais as funções dos ressonadores?   Empty Re: DESAFIO - Quais as funções dos ressonadores?

Mensagem  ce_llo Sáb 27 Nov 2010 - 2:46

Olá Sirlei: eu não compreendi a sua pergunta. Você se refere ao formato da sapatilha? se for isto, certamente influenciará no resultado. É muito comum encontrarmos sapatilhas não planas, com um formato também de chapéu chines. Não que ela tenha sido fabricada assim intencionalmente, mas ela fica assim quando se prende o ressonador na sapatilha (o rebite central ou o plástico derretido por trás), pois estes puxam o centro da sapatilha e ela muda de formato. Existe uma maneira de montar a sapatilha para isto não acontecer.
Não sei se você se referiu a isto. Se não for, diga-me mais sobre a sua dúvida para tentar compreende-la.
Um grande abraço.

ce_llo

Mensagens : 24
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO - Quais as funções dos ressonadores?   Empty Re: DESAFIO - Quais as funções dos ressonadores?

Mensagem  sirlei Sáb 27 Nov 2010 - 4:53

Expressei mal, no caso não só o formato, mais o material ao qual é usado na confecção da sapatilha pode influenciar, essa é minha dúvida. Tenho ouvido muito a respeito de tudeis por exemplo que no caso desses os material usada o não influencia, mais já toqui e toco em tudel de prata, no caso do meu tenor super 20, e acho que o som fica mais limpo, e tem um ganho em rpojeção tb, pode ser impressão apenas mais quando usei um tudel de prata num 62 tb tenor q eu tinha tb tive a mesma impressão, logo será que o material utilidado nas sapatinhas em si poderiam influenciar no som, até pq acho que dependendo do material algumas podem absorver o som mais que outras devido a sua porosidade.
sirlei
sirlei

Mensagens : 32
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO - Quais as funções dos ressonadores?   Empty Re: DESAFIO - Quais as funções dos ressonadores?

Mensagem  ce_llo Dom 28 Nov 2010 - 3:11

Olá Sirlei: de fato cada material possui um índice de absorção e reflexão. Com certeza o couro possui um índice maior de absorção do que o metal ou plástico. Por isso que falei anteriormente que a alteração do som é em função do tamanho do ressonador (diâmetro): quanto maior o seu diâmetro, menos couro fica exposto. Mas perceba, a alteração é muito pequena, pois quem manda mesmo é o formato. Já existem sapatilhas fabricadas nos EUA em que a superfície da sapatilha é um grande ressonador (pó de ouro). Ou seja, a intenção foi alterar de forma significativa a sua área de reflexão.
Mas porque o tipo de material não influencia tanto no som?
A explicação é simples: porque as áreas das sapatilhas se comparadas com a área interna do cone do saxofone, que é toda de metal, é muito menor a ponto de não representar tanto assim. Mal comparando, é como se tivesse um ambiente todo espelhado (= superfície interna do sax) e alguns quadros nas paredes feitos de tapete (= sapatilhas). Não irião influenciar no resultado final.
Uma prova disso tudo são os vários instrumentos vintage's que possuem apenas um rebite central em todas as sapatilhas. Vale comentar que esses rebites, quando da fabricação dos sax's em "mil e lá vai fumaça", tinha apenas como objetivo juntar e prender os componentes integrantes da sapatilha (couro + feltro + papelão + plástico + outros).
Quanto ao tudel de prata, lancei um outro post anteriormente sobre este tema. Será que é folclore? você disse que sente alteração no som. Eu gostaria que comparasse os dois tudeis: o de prata e o original. São exatamente iguais? os angulos, os diâmetros internos (ponta e encaixe) são os mesmos? Pergunto isso, porque tais alterações provocam mudanças significativas no resultado.
Grande abraço

ce_llo

Mensagens : 24
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DESAFIO - Quais as funções dos ressonadores?   Empty Re: DESAFIO - Quais as funções dos ressonadores?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos